Educação ambiental



Haja pasto

O Brasil é hoje um dos maiores exportadores agropecuários do mercado internacional e o segundo maior consumidor de carne no mundo.As condições geográficas privilegiadas garantem ao País uma abundante oferta dos recursos naturais, facilitando e ampliando o comércio.Trata-se de uma atividade rentável, já que a carne é o segundo maior ítem de exportação brasileira.Mas o grande problema são os altos custos ambientais que não se incluem no valor final da carne, gerando fatores irreversíveis ao meio ambiente.

O setor agropecuário é o maior responsável pelo desmatamento e pela destruição da biodiversidade da Amazônia. Anualmente, milhares de espécies são extintas ou têm seu habitat natural destruído com o único objetivo de ampliar a criação de bovinos.Os solos se tornam improdutivos, pois há uma compactação devido ao pisoteamento do gado. O desmatamento e as queimadas fazem do Brasil um dos principais países emissores de gases poluentes que contribuem para o efeito estufa. As
mudanças climáticas são preocupantes.
Atualmente existem cerca de 35 milhões de cabeças de gado e 22 milhões de habitantes na Amazônia.Em crescimento acelerado, a agropecuária exige cada vez mais milhões de toneladas de grãos para alimentação bovina, sendo que apenas uma reduzida parcela da população possui renda para o consumo da carne. A soja produzida para os animais poderia ser consumida por boa parte da população miserável, auxiliando na fome, um dos principais problemas mundiais.
Outro fato alarmante é a poluição da água pelos dejetos dos animais e a contaminação dos lençóis freáticos por remédios, carrapaticidas e hormônios usados nas criações de gado. Há também um consumo exagerado e ineficiente, pois para produzir um quilo de carne bovina são necessários 43 mil litros de água enquanto a produção de soja utiliza dois mil litros. São consumidos pelos animais diariamente cerca de 50 mil litros de água.
A pecuária é hoje a principal responsável pelos prejuízos ambientais da Amazônia. Na persistência e no crescimento desenfreado do consumo e da exportação em breve resumiremos a natureza do Brasil a uma lenda ou a um grande churrasco.

Nenhum comentário: