Depois da formatura o desemprego





O tão sonhado diploma não é suficiente para conseguir lugar no mercado de trabalho.Muitos jovens se formam e acabam trabalhando em funções inferiores a sua especialização.Segundo dados do Ministério de educação cerca de 528 mil novos profissionais são colocados no mercado de trabalho anualmente.Todos estes além de um diploma carregam em sua bagagem muita vontade de trabalhar em sua área de especialização, embora muitos possuam em seu currículo faculdades conceituadas e cursos de aperfeiçoamento isso não é o suficiente para que eles sejam inseridos no mercado de trabalho.
A turismóloga Márcia Maria, 26 formou-se há 5 anos e possui além do título de bacharel a conclusão de pós graduação em gestão ambiental ,ela afirma que acreditava que pós graduada teria mais condições de enfrentar o mercado.’’Até comecei a trabalhar na área, mas a remuneração não chegava nem próximo ao valor que tinha investido na faculdade então preferi trabalhar em outra área."Cheguei a trabalhar de recepcionista e vendedora hoje atuo como operadora de telemaketing que me oferece um salário razoável".

A turismóloga não é exceção. Cerca de 8% das pessoas com ensino superior exercem funções abaixo de sua qualificação. Os dados levantados pelo
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) afirmam que a quantidade de pessoas formadas e desempregadas está aumentando em 1991 era de 2,7% hoje chega a 9,8%.

Segundo Márcia até mesmo em cargos mais baixos há dificuldades, pois os recrutadores vêm com desconfiança currículos com grandes titulações.”Nas agências de emprego me questionavam sempre quanto aos inúmeros cursos de aperfeiçoamento e a pós-graduação, há um temor quanto ao provável descontentamento com o cargo de qualificação menor”.

Muitos recém formados optam por outras áreas ao invés de ficar esperando por uma vaga de sua especialização, os formados em comunicação social ,psicologia,letras recorrem quase sempre ao cargo de telemaketing,já os formados em enfermagem,engenharia recorrem sempre as vagas dos cursos técnicos.





Nenhum comentário: