Cotas para negros em universidades

Cota para negros reabre discussão sobre o racismo nas Universidades. O projeto de lei quer garantir 20% das vagas para negros e pardos em todos as universidades do Brasil e vêm gerando opiniões opostas em toda a sociedade.
Argumentos contra e a favor é que não faltam. De um lado aqueles que historicamente foram escravizados e discriminados e que vêem nesta política uma forma de diminuir as desigualdades sociais entre negros e brancos no país. E de outro, aqueles que se sentem prejudicados por verem as suas chances de passar no vestibular diminuídas, e injustiçados por sentirem que desta forma estarão pagando por políticas mal elaboradas, que não incluem todos de forma igualitária.
Ocorre também um acirramento das relações inter-raciais, ou seja, o aumento da discriminação entre brancos e negros.
Questão de opinião
Existem contradições nesta história. Por um lado há possibilidade de garantir o direito a educação dos que não possuem condições financeiras para isto.
No entanto essas cotas podem ser consideradas um tipo de preconceito racial.Contudo isso ainda é importante ressaltar que há curto prazo esse seria o método ideal para que os negros entrem na universidade e no futuro possam concorrer de igual para igual com as pessoas que possuem maior poder aquisitivo.

Nenhum comentário: