Caça ao diploma


O Diploma de jornalista deve ser obrigatório?

A obrigatoriedade do diploma de jornalista é um assunto polêmico e vêm sendo discutido há vários anos, estando mais uma vez em cena com o pedido feito pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza ,em 11 de outubro deste ano ao Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando a suspensão da exigência do diploma para o curso superior de Jornalismo e para a emissão de registro no Ministério do Trabalho e Emprego ou para o exercício da profissão.

No Brasil há o ACORDÃO que foi decidido por julgamento ocorrido em 26 de outubro do ano passado impondo a obrigatoriedade do diploma universitário para o registro profissional.
Em Países de primeiro mundo como a França, Japão e os Estados Unidos não há exigência que o jornalista seja formado em comunicação social, porém sabe-se que estes países possuem cursos de graduação jornalística com excelente qualidade.
O Jornalista e professor Marcos Barreto acredita que esta discussão não é relevante. " A maior importância hoje deveria ser dada ao papel que a mídia desempenha na sociedade, não descartando a importância do diploma como forma de adquirir bagagem cultural",disse.
A ação de Antonio Fernando de Souza é para garantir o direito dos jornalistas que possuem registro precário e os validar até que se resolve definitivamente esta questão.

Nenhum comentário: